Prefeitura inaugura primeiro Espaço Girassol, unidade terapêutica para autistas
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Novo espaço para cuidar de crianças atípicas em Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza inaugurou nesta terça-feira (2) a primeira unidade terapêutica da rede Espaço Girassol, voltado para acompanhamento e tratamento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento ou em sofrimento psíquico.
A unidade foi instalada na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso. De acordo com a prefeitura, a unidade recém-inaugurada tem capacidade para realizar 3.800 atendimentos mensais voltados para fornecimento de terapias individuais e em grupo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O Espaço Girassol Regional conta com diversos especialistas, com profissionais como neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, musicoterapeutas e terapeutas ocupacionais. A estrutura tem 15 salas destinadas ao acompanhamento individual e outras cinco voltadas para atendimentos em grupo.
LEIA TAMBÉM:
Trabalho social busca gerar autonomia financeira e autocuidado para mulheres em Maranguape, no CE
Picada de escorpião: como prevenir, o que NÃO fazer ao ser picado e qual hospital buscar em Fortaleza
A criação dos espaços é uma das promessas de campanha de Evandro Leitão (PT). O prefeito prometeu construir uma unidade em cada uma das 12 regionais de Fortaleza. Além desta unidade recém-inaugurada, já havia sido inaugurado um Centro de Diagnóstico, localizado no bairro Edson Queiroz. Este equipamento deve funcionar em coordenação com as unidades terapêuticas da rede.
No Brasil, o girassol se tornou um símbolo das chamadas deficiências ocultas, isto é, aquelas que não podem ser identificadas apenas visualmente, como é o caso da surdez, do autismo e outras neurodivergências.
Como procurar atendimento
Primeiro Espaço Girassol foi inaugurado no bairro Bonsucesso, em Fortaleza
Tainá Cavalcante/Prefeitura de Fortaleza
Caso haja suspeita de algum transtorno neurodivergente, a recomendação é que os pais ou responsáveis procurem um posto de saúde para consultar a criança ou adolescente com um clínico geral ou pediatra. O profissional fará a primeira avaliação e encaminhará o caso para o Centro de Diagnóstico Girassol.
Após o diagnóstico, serão realizados encaminhamentos de acordo as necessidades específicas de cada criança ou adolescente. Eles podem ser direcionados, por exemplo, para um Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), para um Caps ou para um Espaço Girassol.
Elivângela, mãe do pequeno Samuel, visitou novo Espaço Girassol na inauguração
Tainá Cavalcante/Prefeitura de Fortaleza
Espaço Girassol conta com salas de atendimento privado e em grupo
Tainá Cavalcante/Prefeitura de Fortaleza
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará