Visita do papa João Paulo II a Fortaleza é relembrada com desfile de automóveis de colecionadores; veja
12/07/2025
(Foto: Reprodução) Reconstituição com veículos antigos e modelos de papamóveis relembra o cortejo do pontífice, que veio a Fortaleza no dia 9 de julho de 1980. Desfile com carros antigos relembra 45 anos da visita de João Paulo II ao Ceará
Há 45 anos, Fortaleza recebia a única visita do papa João Paulo II, quando o pontífice participou de um evento no estádio Castelão. Um desfile de automóveis antigos celebra esse momento histórico, reconstituindo o cortejo do papa neste sábado (12) em programação realizada pelo Museu do Automóvel do Ceará.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O evento "Especial Os Papamóveis" reúne veículos de colecionadores na mesma formação original do cortejo do papa João Paulo II pelas ruas de Fortaleza em 1980. O desfile inclui batedores em motocicletas grandes, carros, ônibus e landau de luxo.
A programação é gratuita e aberta ao público a partir das 16 horas, no Museu do Automóvel do Ceará (Av. Chanceler Edson Queiroz, 97 - Guararapes).
Figurantes e papamóveis
Desfile de automóveis relembra visita de papa João Paulo II a Fortaleza.
Reprodução
Três figurantes representam pontífices da Igreja Católica para o desfile dos papamóveis. Um deles representará o papa João Paulo II, em um Fiat Campagnola dos anos 80 (veja vídeo acima).
Conforme informações do Museu do Automóvel, este é o mesmo modelo de veículo usado pelo pontífice quando sofreu o atentado na Praça São Pedro, em 1981, no Vaticano.
O desfile conta também com um figurante do papa Francisco. O papa argentino é representado no evento desfilando em um modelo Fiat Idea, modelo utilizado por ele na visita ao Brasil em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude.
Desfile de carros antigos celebra 45 anos da visita do papa João Paulo II ao Ceará
Um veículo considerado raro também representa, no desfile, um dos primeiros papamóveis adotados pela Igreja após a utilização das carruagens papais. É o Fiat 525, levando o figurante do papa Pio XI.
No evento, o público também pode apreciar as coleções de miniaturas de veículos exibidas pelos parceiros do grupo Ceará Colecionadores.
A visita do papa João Paulo II
Visita do papa a Fortaleza: assista à reportagem da TV Verdes Mares de 1980
Em 1980, o papa João Paulo II fez a sua visita a Fortaleza para participar do 10º Congresso Eucarístico Nacional, a convite do então arcebispo Dom Aloísio Lorscheider. Cerca de 120 mil católicos estiveram no evento, realizado na atual Arena Castelão.
Ao desembarcar na capital cearense pela manhã, o pontífice repetiu um gesto simbólico: ele beijou o chão em sinal de humildade e amor ao local que visitava. Uma multidão se deslocou para as ruas por onde ele passaria no trajeto até o estádio.
Em torno do Castelão, a movimentação de fiéis começou ainda na madrugada anterior. Quase 100 pessoas ficaram feridas e três mulheres morreram durante um tumulto para a abertura dos portões.
Antes do sermão no evento, João Paulo II recebeu uma homenagem do cantor Luiz Gonzaga, que cantou uma música autoral agradecendo a sua presença.
Na homilia, o papa partilhou sobre a felicidade plena em Deus e rezou pelo fim das desigualdades sociais no Brasil, além da prosperidade de todos os cristãos.
"Que esta Nação possa prosperar sempre espiritual, moral e materialmente, animada com aquele espírito fraterno, que Cristo veio trazer ao mundo. Desapareçam ou se reduzam gradativamente ao mínimo, no seu interior, as diferenças entre regiões dotadas de particular bem-estar material e regiões menos afortunadas. Desapareçam a pobreza, a miséria moral e espiritual, a marginalização, e que todos os cidadãos se reconheçam e se abracem como autênticos irmãos em Cristo", proferiu o papa João Paulo II em Fortaleza.
Nove anos depois de sua morte, o papa foi canonizado, passando a ser “São João Paulo II” em 27 de abril de 2014. O milagre que o tornou santo foi a cura de uma lesão cerebral grave em Floribeth Mora, da Costa Rica.
Papa João Paulo II em visita ao estádio Castelão no dia 9 de julho de 1980, em Fortaleza
Reprodução/TV Verdes Mares
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: